Escola introduz exercícios de ioga em sala de aula

ioga-criancaAlém das pausas mais prolongadas das férias ou finais de semana, pequenos momentos de quebra de rotina dentro da própria sala de aula podem favorecer a concentração dos estudantes, através do auxílio de um ingrediente especial: os exercícios de ioga. No Colégio Fernão Dias, localizado em Osasco, região metropolitana de São Paulo, os professores polivalentes do Ensino Fundamental I e os da Educação Física do Ensino Médio foram capacitados a introduzir breves movimentos de ioga entre os estudantes, durante suas aulas. A ideia é estabelecer uma quebra na adrenalina e ajudar a recompor a respiração, a postura e o tônus das crianças, contribuindo para o desenvolvimento das competências, afirma a diretora Maria Lúcia Sanches Callegari.

Tudo começou com uma das mantenedoras, Ana Luisa Matsubara, também professora de ioga. Ana Luisa conta que há cerca de três anos começou a dar aulas para funcionárias do Colégio e, de maneira optativa, aos alunos. A experiência deu tão certo que agora estudantes do Fundamental I e parte do II têm aulas gratuitas entre meio dia e 13hs, na própria instituição. Já na sala de aula, o objetivo é ampliar a experiência para os demais ciclos (Fundamental II e Ensino Médio). “Os exercícios de ioga ajudam na tonificação, concentração e relaxamento, e isso tudo traz um ganho na aprendizagem. Os alunos precisam de pausa para recuperar competências como atenção, memória e concentração”, justifica a diretora Maria Lúcia.

Por Rosali Figueiredo